domingo, 30 de agosto de 2009

Sobre a Ética.

A veracidade descrê na possibilidade de termos um mundo dominado por seres humanos com a ética em vigor.

Vamos e voltamos sempre com objetivo de equilibrar a balança da vida. Nesses processos, a ética humana sempre está em questão, mas, nem sempre é dado o devido e necessário valor. Sempre, em todos os atos de todas as pessoas normais, de todas as cidades do planeta Terra, têm como base a ética. A ética é um fator essencial inerente ao cotidiano. Contudo, os seres humanos sempre acham um meio de burlar a ética em prol de negócios e empresas.

De acordo com Margarida Machado, ética significa: Reflexão crítica sobre a moralidade, sendo o termo moralidade entendido como juízos morais, padrões e regras de conduta; Conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas; Espécie de cimento na construção da sociedade; Ser ético é tudo aquilo que ajuda a melhorar o ambiente em que se vive tornando-o saudável. (portalms.com.br)

Os valores e costumes são itens inerentes a cada sociedade, sendo estas, responsáveis por selarem pela imagem e o respeito atribuído a esses pontos essenciais a um futuro próspero.

Dentre pontos, a ética empresarial, infelizmente, ainda está longe de chegar a um patamar além do nível moral. Não é incomum vermos finlandeses, italianos, japoneses, austríacos, chineses, principalmente americanos, entre várias outras nações, a desenvolverem o ‘jeitinho brasileiro’, quando se falam em sobrepor os outros nos negócios. Os negócios são pessoas jurídicas comandadas normalmente por pessoas físicas. A ética está além dos procedimentos empresariais, além das legislações, além do patamar de desempenho sustentável, além de cada objetivo empresarial lucrativo, além da estética, do bom gosto, além dos resultados estáticos, além da opinião.

Muito se fala de responsabilidade social. Mas o que realmente caracteriza as responsabilidades sociais? Ações. São as ações que determinam que perfil a empresa apresente com serviço a uma sociedade. Dentre vários casos, a ética com o tratamento dos animais para abate é praticamente nula. Quando os animais são tratados como negócios, rompem-se os laços entre respeito e sentimento à natureza com os empresários. Estes não estão pouco importando com esses fatos. Querem só ganhar, lucrar, vender, faturar, extorquir de todos os modos para sempre sair esnobando o que porta (o que não importa).

É bem real que, infelizmente, o capitalismo está além dos limites da natureza. E falando com esse nível, alguns religiosos afirmam que, como o capitalismo está corroendo o mundo, ‘esse sistema está falido’. Puxando para os resultados técnicos, realmente, o planeta Terra está suportando no limite extremo esse simples fato do Ser Humano está utilizando de forma amigável e sustentável os recursos naturais. Ironias à parte, nós, meros mortais, ainda não donos dessas grandes empresas, somos a esperança para essa natureza que tanto avisa, por: Tufão, furacão, tornado, tsunami, global warming (aquecimento global), entre outros espetáculos naturais.

Como algumas empresas, que portam o: Código de Ética Profissional, que é um documento que cita e caracteriza os procedimentos éticos dentro das organizações, deveríamos criar um Código de Ética Humano, com o objetivo de demonstrar os procedimentos básicos da ética com o próximo, com as pessoas, com a moral e com o meio-ambiente, quais possíveis sanções um membro da sociedade poderia sofrer se cometesse algum tipo de crime pré-estabelecido ou não. O ser humano precisa respeitar as normas éticas como força de lei. Se isso ocorresse, o ponto de vista em prol da natureza será mais valorizado e respeitado. E é isso que o planeta precisa.

Como diz o professor Vanderlei de Barros Rosas,

‘Ética é algo que todos precisam ter.

Alguns dizem que têm.

Poucos levam a sério.

Ninguém cumpre à risca...’

Orlando Filho

Junho de 2009.

2 comentários:

  1. Ética é coisa de comunista :x
    ahuhuahuahuauhahua

    ResponderExcluir
  2. kauhsakuhsakuhsakuhs
    Pensei que iria falar que era coisa de viado! xD
    Abraço man.

    ResponderExcluir